Como você já deve saber, o profissional de social media é de suma importância para que sua estratégia de marketing digital prospere, pois é ele quem irá gerenciar as suas redes sociais, definindo seu posicionamento, planejando e executando suas publicações, e dessa forma, levar ao monitoramento e levantamento dos resultados.

Se você possui o intuito de investir em mídias sociais, a dúvida que vem logo à cabeça é: o que começar a fazer para obter sucesso com essa ferramenta?

Inicialmente, defina quais redes sociais terão mais fundamento para o seu negócio. Boa parte das empresas, independentemente do segmento, fazem uso do Facebook devido ao seu alcance com o público. Para um e-commerce de roupas, por exemplo, o Instagram geralmente trará um resultado mais satisfatório. No entanto, o mais importante é saber onde o seu público está. E a melhor fora de descobrir é testando as mais variadas redes, pois além de se adquirir conhecimento, aumenta-se consideravelmente as chances de trazer resultados positivos para a sua empresa.

Estratégias nas Mídias Sociais: o que você deve saber!

O seu negócio pode até ter um perfil nas redes sociais, mas não saber como utilizá-lo não vai lhe adiantar muita coisa. É necessário estabelecer qual o objetivo da sua página estar presente nas redes sociais. Veja abaixo alguns objetivos que podem estar ligados a sua estratégia:

  • Divulgação da marca
  • Ser um canal de comunicação com os clientes
  • Vendas
  • Ensinar através de conteúdo.

O mais importante é definir apenas um objetivo para ser o carro chefe de sua estratégia. Mas preste atenção: se sua empresa alcançou o objetivo inicial, você pode e deve focar em outro para variar a sua estratégia e aumentar o seu público.

O que deve ser publicado nas redes sociais?

Para saber o que deve ser publicado, primeiro você tem que ter seu objetivo estabelecido. É muito importante que você varie os tipos de publicações que não sejam exatamente relacionados ao seu conteúdo. Por exemplo:

  • Post em datas comemorativas
  • GIFs e imagens divertidas para interagir com os seus seguidores
  • Vídeos institucionais
  • Eventos

Com que frequência você deve publicar nas redes sociais?

O mais importante nessa etapa é produzir conteúdo relevante para o seu público. A frequência de postagens vai depender muito do conteúdo criado. Procure sempre postar coisas novas que você achou interessante e que o seu público possa se interessar também. Lembre-se: Você não precisa ter uma grande quantidade de conteúdo inicialmente, e sim estar sempre presente, postando materiais relevantes para o seu público.

Existe um melhor horário para publicar nas redes sociais?

Não existe um horário específico para fazer suas postagens. Tudo depende do horário que a sua persona costuma ficar online para ver a sua publicação.

É necessário ter uma ferramenta para fazer as suas publicações?

Não é obrigatório fazer uso de uma ferramenta para executar suas postagens, no entanto, isso facilitaria muito o seu trabalho no dia à dia. Com uma ferramenta pra postagens, você definirá os dias e os horários que os seus conteúdos serão publicados, e eles serão automaticamente agendados sem que seja necessário que você esteja online para fazer as postagens nas redes sociais.

Como deve ser sua interação com o público?

É muito importante você responder o público nas redes sociais. Procure sempre dar uma resposta adequada que solucione o problema do cliente. Não responder o seu público pode acarretar em avaliações negativas nas suas redes sociais e com isso diminuir a quantidade de acessos nas suas páginas.

Que tipo de interação você deve responder?

Nesse caso, é muito importante que você tenha uma pessoa que dedique boa parte do tempo para responder os usuários. As interações são feitas por mensagens no Facebook e no Instagram. Curta e responda os comentários independente se eles são positivos ou negativos. O mais importante na interação com o seu seguidor é que ele sinta que está sendo ouvido, e que você está se esforçando para resolver o problema ou tirar as suas dúvidas.

Como deve ser sua comunicação com seu público?

As palavras e expressões que você utilizará com seu público vão depender muito de que tipo de persona ele é. Por exemplo, a linguagem que você adotará com um diretor de uma empresa mais conservadora não poderá ser a mesma que você usará com um estudante. Com um diretor de empresa, a linguagem tem que ser mais formal, buscando sempre interagir de forma mais séria e de acordo com as necessidades dele. Já com um público mais jovem, a forma de comunicação pode ser mais divertida, podendo utilizar-se de GIFs e imagens engraçadas atribuindo mais leveza na forma de interagir.

Monitoramento nas Redes Sociais

Aqui você vai ver o que monitoramento das redes sociais tem a ver com a interação com o seu público na web.

O monitoramento é a busca de palavras-chave que estão relacionadas ao seu negócio, como por exemplo o nome da sua empresa e sua área de atuação. Com o monitoramento, você pode encontrar algum veículo que noticiou em seu site um evento seu e não marcou a sua empresa direcionando com um link para a sua página. Essa funcionalidade é muito importante para que você fique por dentro do que estão falando da sua empresa ou segmento na web, e poder obter um melhor feedback do que está rolando nas mídias sociais.

Analise os seus Resultados!

Depois de passar por todas essas etapas, a única forma de verificar como estão as redes sociais da sua empresa, é analisando os seus resultados. Para fazer essa análise, é necessário dispor de uma ferramenta que irá facilitar esse processo. O Google Analytics e o RD Station são ferramentas bastante utilizadas nesse procedimento. O RD Station adiciona automaticamente os parâmetros nas suas URLs quando você publica algo, e isso faz com que você descubra de qual canal está vindo o seu tráfego e os seus Leads.

Além disso, a análise das métricas retiradas de suas redes sociais podem ajudá-lo a ter bons insights para a evolução constante da sua estratégia.

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