Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.
(Henry Ford)

Publicidade de qualidade é o grande fator de crescimento para qualquer empresa. Já dizia Henry Ford, um dos maiores nomes da indústria automobilística.

A constante mudança de cenários mercadológicos tem levado muitas empresas a adotar uma postura empresarial contemporânea que permita sobreviver a essas oscilações que simplesmente varrem do mercado todo ano, empresas despreparadas para lidar com o seu público.

Entre as ferramentas indispensáveis nesse mercado globalizado está a publicidade. As empresas já possuem consciência de que apenas a “Lei de Oferta x Demanda” , elaborada por Adam Smith, já não é o suficiente para manter uma empresa, seja ela grande ou pequena, em funcionamento em especial em longo prazo.

A publicidade possui um poder essencial no mercado atual: o poder de criar demandas, isto é, criar um nicho de mercado que ainda não existe. E isto é fundamental tanto para empresas que lançam constantemente produtos novos, ou para aquelas que desejam explorar outros mercados com o mesmo produto. Essa flexibilidade no que diz respeito ao planejamento da empresa torna-se um dos maiores trunfos da publicidade em todo o mundo.

A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço.

Mas por que toda empresa precisa investir em publicidade?

Como o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços, quanto mais conhecida, melhor. E dificilmente se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação. Sem divulgação, ela simplesmente não aparece no mercado. E os consumidores, em potencial, apenas se transformarão em clientes depois de conhecerem o que a empresa tem efetivamente a oferecer.

Por isso, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas.

Um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um determinado produto ou serviço. Empresas que não investem em publicidade podem cair no esquecimento ou até mesmo gastar fortunas em tentativas e erros.

A publicidade nos negócios se utiliza de estratégias de comunicação e persuasão para chegar até a clientela e despertar nela o desejo de compra. Muitas vezes o consumidor sequer necessita comprar o produto ou o serviço ofertado, mas é aí que entra a sedução criada pela publicidade, fazendo com que ele sinta uma necessidade, a princípio, inexistente.

O auxílio de um profissional da área é essencial neste processo, pois uma divulgação eficiente requer conhecimentos específicos sobre o cliente: a escolha certa das mídias e a busca pela melhor relação custo x benefício, visando atingir o público-alvo desejado com a maior precisão possível.

Investir em publicidade e em marketing é mais do que obrigatório para a saúde de toda e qualquer empresa, e através de tais investimentos espera-se um retorno igual ou maior do que se foi investido.

Em suma, este é um trabalho que serve para auxiliar as empresas a se posicionarem corretamente no mercado, conquistarem novos clientes, e estarem atentas ao mercado, concorrência e mídia.

A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas”.
(Bill Bernbach)

Mas a publicidade é só importante para as empresas?

Por outro lado, a publicidade é também importante para o consumidor, uma vez que torna-o consciente das diversas opções que estão disponíveis no mercado e o auxilia na sua, por vezes, difícil escolha no meio da enorme concorrência.

Até certo ponto, esses anúncios, que por vezes o consumidor até pode achar chatos, são fundamentais para a sua escolha, tendem a influenciar a sua decisão. Este fator não se torna negativo desde que o consumidor obtenha através da publicidade as melhores opções possíveis para as suas compras.

O mundo nos dias atuais vive uma intensa competitividade, isso faz com que as pessoas pesquisem, inovem e busquem alternativas para alcançar êxito nos negócios, sendo a publicidade uma das melhores formas de fazer a diferença face à concorrência. Neste caso, ela (a publicidade) é uma ferramenta de extrema importância, pois se bem utilizadas são capazes de promover a empresa, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

A questão fundamental e, razão pela qual a publicidade pode fazer a diferença, é que se uma empresa não comunicar com os seus consumidores, esta também não será considerada no momento de decisão de compra.

As melhores e mais utilizadas mídias externas

Outdoor

Gera o maior impacto visual, garantindo enorme visibilidade para os produtos e serviços ofertados. Vantagens de utilizar esta mídia:

  • Flexibilidade para trocas semanais;
  • Permite apliques e valoriza a criatividade;
  • Estimula as vendas impactando o cliente próximo ao ponto de consumo;
  • “Mídia Básica” para lançamentos;
  • Frequência “inerente” – o anúncio é visto várias vezes.
Busdoor

Pesquisas recentes comprovam que o ônibus constitui uma das mídias mais eficientes entre as existentes no mercado publicitário, oferecendo índices de recall (lembrança) superiores até mesmo aos da TV, a um custo menor. Vantagens de utilizar esta mídia:

  • A publicidade é feita no vidro traseiro do ônibus, região de grande visibilidade;
  • Atinge um público pré-determinado, escolhido a partir das linhas de ônibus, possibilitando a veiculação em pontos estratégicos;
  • Apresenta a melhor relação custo X benefício entre as mídias externas, além de ser dinâmica na exposição das mensagens e ter uma penetração muito maior;
  • Pesquisas estimam 25 impactos a cada quilômetro rodado;
  • Cada ônibus roda, em média, 300 km/dia, o que dá 7.500 impactos/dia;
  • O custo de produção diluído pelo período de veiculação é menor do que o de qualquer outra mídia;
  • A veiculação é contínua. Por um único custo tem-se uma veiculação linear no mínimo por 30 dias.
Taxidoor

A publicidade no vidro traseiro do taxi é feita de uma película microperfurada que permite ao motorista ter visibilidade de dentro para fora do veículo. Perfeita para atingir outros motoristas no trânsito. Vantagens de utilizar esta mídia:

  • A marca fica exposta por várias horas;
  • Percorre um grande número de quilômetros diários;
  • Além de ter um ótimo recall entre as mídias exteriores, o táxi é a que apresenta o melhor custo por mil (CPM);
  • Um único táxi é capaz de fazer com que 1.092 pessoas lembrem-se da marca em um único dia. Em um mês cada táxi faz com que 27.300 pessoas lembrem-se da marca;
  • Cada taxi transporta em média 12 pessoas por dia em 8 corridas. No mês são 360 pessoas transportadas em 240 corridas;
  • Cada táxi circula 150 quilômetros por dia e 4.500 quilômetros por mês.
Front-light

O front-light também é uma mídia de alto impacto, dada sua dimensão, sendo que a grande diferença é que diferentemente do outdoor, esta mídia garante total visibilidade da campanha de dia e de noite, ou seja, o dia inteiro. Isto é possível devido às luzes projetáveis que ficam abaixo do cartaz, acesas ao escurecer. Vantagens de utilizar esta mídia:

  • Imprescindível como suporte institucional;
  • Alta qualidade de impressão;
  • Permite colagens sequenciais;
  • Alto impacto e visibilidade de dia e noite;
  • Prolonga a continuidade da essência da comunicação.
Banca de jornal

A banca de jornal é, na verdade, um outdoor plantado em locais privilegiados das cidades. Elas formam um universo de cerca de 25 mil pontos de venda distribuídos de maneira mais “democrática” pelo território nacional. De olho no potencial desse mercado, a parte traseira das bancas serve como espaço para veiculação de campanhas publicitárias, atingindo tanto pedestres quanto motoristas. Vantagens de utilizar esta mídia:

  • Permite apliques e valoriza a criatividade;
  • Estimula as vendas impactando o cliente próximo ao ponto de consumo;
  • Frequência “inerente” – o anúncio é visto várias vezes;
  • Pontos privilegiados que atingem tanto motoristas quanto pedestres.

Sendo assim, a Agita Comunicação reitera que a publicidade é importante e faz diferença nas vendas, afinal de contas “quem não é visto, não é lembrado” , mas deve-se ter em mente que o produto anunciado deve refletir o real produto, e não algo diferente e que não ofereça todos os benefícios do anúncio.

Do que adianta criar uma campanha maravilhosa se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a publicidade só ajuda no crescimento dela.

Cada planejamento deve ter um objetivo claro, metas bem estabelecidas e uma métrica a ser acompanhada, que serve para medir o desempenho da respectiva ação em relação a seu investimento. São inúmeras as possibilidades que a publicidade nos negócios traz para sua empresa. E é por isso que ter uma equipe especializada e dedicada a buscar os melhores resultados de publicidade para os seus negócios é muito importante!


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.