O mau uso do Marketing Digital está aumentando a quantidade de SPAM, com o envio de e-mails desinteressantes, banners espalhados pelos sites, um verdadeiro ataque de anúncios por toda web diariamente. Pois é. Mas nem tudo é negativo. Toda essa bomba de informações do marketing convencional está tornando as pessoas bem mais seletivas quanto o que querem.

Estamos numa fase onde todos estão sedentos por informações, buscando e lendo cada vez mais, sobretudo para comprar serviços/produtos. Hoje você pesquisa no Google sobre quais cães são mais adequados para viver em apartamento, antes de ter um, e aí está lá numa loja online de produtos PET um e-book gratuito explicando como precisava. Show!

Você sabia que cerca de 80% das pessoas fazem busca online?

 

Devemos encarar o fato de que nosso Consumidor mudou e nossa estratégia também. Agora o caminho correto é de ganhar a simpatia das pessoas e não de tê-las simplesmente como objetos de compra.

E como fazer um Marketing Digital diferente e que desperte paixão, satisfação, simpatia?

A solução que a Agita Comunicação oferece é de um marketing direcionado para as pessoas exatamente no momento que precisam, é de ampará-las com informação, sem desligá-las de seu caráter de consumidoras. Isto é fazer Inbound Marketing, poderosíssima ferramenta de Marketing Online da atualidade.

Imagine agora que aquela mesma pessoa que baixou o e-book recebeu, alguns dias depois, um e-mail perguntando o que tinha achado daquele conteúdo, e no mesmo e-mail já oferecer uma nova dica, em forma de infográfico, a respeito dos cães que soltam menos pêlos ou que podem ficar sozinhos em casa para pais que passam o dia no trabalho. Imaginou?

Conteúdo Certo + Momento Certo + Lugar Certo = Pessoas Mais
Interessadas e Receptivas à Informação.

 

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

Bastante utilizada mundo a fora, no Brasil tal estratégia de Marketing de Atração é cada vez mais implantada e chama a atenção dos empresários para seus resultados.

Você sabia que 92% dos profissionais de marketing dos EUA acreditam
que, se considerarmos a economia atual, o Inbound Marketing é
essencial para as empresas?

 

Falando de forma simples, chega de sua empresa ir atrás do cliente utilizando técnicas ultrapassadas de Marketing, nós faremos com que o seu cliente venha voluntariamente por meio de mecanismos de pesquisa, sites de referência, redes sociais, dentre outros.

Embora ele geralmente não vir diretamente para uma compra, estaremos municiados de respostas para sua(s) dúvida(s) e para alimentar sua curiosidade sobre determinado assunto. Sem que perceba, acabará descobrindo uma solução, e mais. Notará que precisa dela!

Inbound Marketing consiste em gerar tráfego para seu site, trabalhando táticas de conversão do tráfego em Leads ou consumidores reais de seus serviços/produtos. Em outras palavras, dos contatos estabelecidos criamos pontos de relacionamento, onde grupos de ações serão construídos no intuito de despertar o sentimento positivo do público pela marca e pelo o que ela oferece. O resultado extraído deste processo estará ainda mais segmentado para podermos apresentar nossa solução no momento propício, sem inconveniência.

Ofereça ao seu visitante o sentimento de afinidade com seu conteúdo e
confiança na qualidade de seu serviço/produto e o torne promotor
voluntário de sua marca.

 

Seguindo este percurso do Inbound Marketing, a taxa de conversão é bem mais significativa do que em ações online convencionais. E, em tempos de crise no Brasil, você chega a economizar 60%. Que baita economia!

Como funciona o Inbound Marketing

Então, deve estar se perguntando como transformar usuários estranhos em leads, depois estes leads em clientes e, em seguida, clientes em divulgadores da marca? Bem, este processo é um grande desafio e para ele empregamos um funil de vendas de ordem um pouco mais complexa e detalhada:

  • Visitante: Navegando pelo seu site, mas ainda não compartilhou nenhum
    dado de contato com sua empresa;
  •  

  • Lead: Realizou assinatura da newsletter ou baixou gratuitamente um
    material rico. Neste passo ele acaba deixando algum dado de contato
    como “moeda de troca”, como nome, nome da empresa e email;
  •  

  • Oportunidade: Identificamos os Leads prontos para compra e que
    consumiram durante certo tempo o conteúdo criado pela empresa. Somente agora o vendedor entrará em contato direto com o futuro cliente.
  •  

  • Cliente: Chegou o momento! A pessoa enxergou o problema; conheceu e
    estudou bastante sobre ele através do conteúdo; percebeu que temos a
    solução; e finalmente adquiriu serviço/produto da sua empresa.

A metodologia do Inbound Marketing está baseada em 5 ações fundamentais de estratégia: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.

Atrair: Após realizarmos um estudo de Personas (detalhamento do cliente típico, com todas as principais características dos compradores), vamos atrair visitantes qualificados (clientes em potencial) para seu site através de conteúdo criado. Este tráfego qualificado pode ser gerado, principalmente, por busca orgânica, busca paga ou redes sociais;

Converter: Coletar os contatos dos usuários para poder iniciar um relacionamento com eles, transformando-os em Leads. Como exemplo, a conversão pode ser feita através de uma oferta gratuita de um produto em uma Landing Page: e-book, checklist, consultoria, manual, vídeo, etc. O estudo das Personas é quem vai ajudar a escolher o mais adequado.

Relacionar: Fase crucial para conduzir os Leads ao ato da compra. As mídias sociais serão nosso braço direito, usando também as listas de emails e já preparando para a venda através da nutrição de Leads;

Vender: Após o estreitamento prévio do relacionamento com os Leads, o ato da compra fica muito mais fácil e rende mais resultados. Momento de alinhar equipes de Marketing e Vendas para qualificar os Leads e vender o serviço/produto às pessoas certas;

Analisar: Hora de examinar cada etapa para tanto identificar os bons desempenhos quanto ajustar o que for necessário. Assim, poderemos manter o bom funcionamento do sistema e de seu desenvolvimento.

Inbound Marketing é um processo sistemático, escalável e previsível de
aquisição de clientes

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