Nos últimos anos, o Inbound se destacou com mais eficácia no que quesito de gerar receita para empresas, uma vez que o custo para a aquisição de clientes seja menor e os leads venham passivamente e mais qualificados.
Já o Outbound vem sendo muito questionado por profissionais da área. Considerado ultrapassado, ele ainda consegue se manter como um importante processo nas áreas de Marketing e Vendas das empresas, tomando grande parte do budget das mesmas.

É só pensar:
  • Quantas empresas ainda sediam/patrocinam eventos diversos?
  • Quanto do budget da sua empresa é direcionado para anúncios no Google, Facebook e outras plataformas (apesar de que, hoje, boa parte desses ads são direcionados para conteúdos em inbound)?
As principais ações utilizadas no Outbound Marketing são:
  • Flyers, Outdoor, Malas diretas.
  • Telemarketing (venda simples)
  • Propaganda de TV e Rádio
  • AdWords, AdSense, entre outros
  • Prospecção ativa em empresas (vendas complexas)

Vendas complexas

Em outbound marketing, ele começa na pesquisa sobre o prospect, em uma ligação/e-mail de prospecção voltado para entender os principais problemas e envolve todo o longo processo de vendas, que em alguns setores pode chegar a mais de 12 meses.

Este processo é resumido em:
  • Pesquisa
  • Prospecção
  • Nutrição (Rapport) com contato humano
  • Apresentação
  • Negociação
  • Assinatura de contrato

O que acontece é que existe uma grande carência. Enquanto nas ações de Inbound a tecnologia ajuda os profissionais a calcular o ROI, provando que o processo gera valor e definindo uma previsibilidade de receitas, as ações em Outbound tem mais dificuldade em evoluir do mesmo jeito e em provar que o investimento é positivo.

Há pouco tempo essa mentalidade está mudando. Estamos observando, cada vez mais, e-books e White papers no nosso dia a dia e a oferta de conteúdo , em alguns setores, está ficando saturada.

Atualmente, novas ferramentas e métodos surgem para ajudar os times de marketing e vendas a encontrar perfis precisos de prospects, ganhar escala em sua prospecção ativa, calcular as estratégias e provar que com o Outbound é possível, sim, demonstrar previsibilidade de rendas.


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