O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

É uma estratégia de Marketing que tem como foco entregar conteúdos significativos não somente com o intuito de vender ou promover um negócio, mas também proporcionar materiais de grande relevância e utilidade para seus leitores. A ideia é atrair o público-alvo de maneira espontânea e com isso conquistar autoridade para a marca, confiança e vendas.

• Marketing de Conteúdo influencia na decisão da compra dos possíveis clientes •

Educar, informar, entreter | Marketing de Conteúdo: Por que esta é uma estratégia tão importante?

A partir da conversa com sua audiência, você vai gerar mais vendas. Marketing de Conteúdo é uma forma leve de criar um relacionamento com possíveis clientes. Porém, apesar da sua sutileza, ele é bastante eficaz e significativo, pois gera resultados e não é feito sem propósito, é feito para ajudar o seu público-alvo a solucionar problemas.

• O seu conteúdo precisa estar carregado de valor para quem o consome, precisa ter um objetivo •

Através da criação de bons conteúdos é possível educar, informar, entreter, atrair, envolver, estimular as vendas ou outras diversas ações dos potenciais clientes, como a resposta a um formulário, o download de algum material, enfim. Através do Marketing de Conteúdo, você consegue conquistar uma audiência fiel.

VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO

1) Mais chance de ser compartilhado
2) Sanar dúvidas, solucionar problemas, atingir objetivos do público-alvo
3) Informar e ensinar
4) Estratégia mais barata que as tradicionais
5) Direcionamento de público – Atingir nichos e não massas
6) Encantar visitantes que posteriormente se tornarão clientes
7) Alta capacidade de mensuração

6 OBJETIVOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

1- Entregar para o público um conteúdo relevante e de qualidade: Você não deve falar apenas da sua marca e do que os seus serviços podem proporcionar, você tem de criar conteúdos que ajudarão o público interessado e serão relevantes para ele em um momento específico ou sempre. O ideal é que o público se sinta importante para você, a ponto de ter em você, a solução para os seus problemas.

2- Reduzir custos: A maior vantagem da era digital é que os pequenos produtores passaram a ganhar espaço. Afinal, eles podem implantar seus negócios no ambiente virtual de forma completamente gratuita. E caso optem pelo investimento em anúncios pagos, o valor é significativamente mais baixo que o valor gasto com mídias tradicionais.

3- Aumentar o reconhecimento da marca: Temos mais chances de várias pessoas conhecerem a nossa marca, pois a maioria delas está no ambiente digital. A verdade é que estar na internet é ser conhecido e ter mais visibilidade. Esse espaço proporciona o benefício de você agir como quiser, se promover, falar sobre o que sua marca acredita e criar laços com o público.

4- Fidelizar clientes: A estratégia de Marketing de Conteúdo proporciona que, com o tempo, conheçamos ainda mais o nosso público. A partir disso, podemos criar novas estratégias ou melhorar as que já existem a fim de agradar ainda mais os consumidores. Além do mais, pessoas que consomem de forma frequente o conteúdo postado pela marca tendem a acreditar mais nela, criar um laço mais afetivo e verdadeiro, não tão fácil de ser desfeito.

• Consumir através do conteúdo faz com que as pessoas enxerguem a marca com outros olhos •

5- Gerar leads: Essa estratégia tem se mostrado bastante eficaz quando falamos em gerar leads. Através da criação conteúdo, um público interessado chega até nós, e se ele tiver os seus desejos saciados e problemas solucionados, com certeza muitos desses interessados deixarão de ser apenas visitantes e se tornarão fortes potenciais clientes.

6- Educar o público consumidor: Você não deve simplesmente vender, você deve educar o seu cliente. Você precisa identificar as necessidades do público consumidor e conversar sobre os problemas dos clientes. A partir disso, você vai ajudá-los a solucionar o que for preciso, mostrando que você tem a solução. Isso cria consumidores mais dispostos a investir.

AUMENTAR OS RESULTADOS DO BLOG USANDO MARKETING DE CONTEÚDO

Marketing de Conteúdo tem a ver com ser encontrado. Independente do que as pessoas precisem, elas procurarão respostas e soluções, seja através do Google ou de algum outro mecanismo de busca. Os primeiros resultados dos buscadores são os mais acessados.

Através de uma boa pesquisa de palavra-chave, você pode alavancar o seu conteúdo e ficar nas primeiras páginas de resultados do maior buscador do mundo: o Google. Produzir um conteúdo valioso e de qualidade também ajuda neste rankeamento.

Através dos conteúdos postados em seu blog, visitantes chegarão ao seu site ou redes sociais, conhecendo assim, o seu serviço/negócio/produto. O blog permite que você tenha total controle sobre ele e é algo extremamente valioso para a sua empresa.

A ideia não é que você apenas faça o melhor conteúdo, mas elaborar um conteúdo de valor e significativo para gerar resultados, te fazer ser encontrado (a) e proporcionar soluções para os seus consumidores.

ENGAJAR PARA VENDER

Sem engajamento não dá para existir venda.

Utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo educa o seu público-alvo, proporciona bons e importantes assuntos (que com certeza serão úteis para a sua audiência), gera leads e aumenta o engajamento dos clientes com a marca. Através disso, os clientes são atraídos e encantados de maneira natural.

SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS – F O C O ⇨ Suas vendas
SEU CONTEÚDO – F O C O ⇨ Seus consumidores e possíveis clientes

Utilizar essa estratégia aumenta sua influência nas mídias sociais e proporciona mais vendas, pois os clientes e possíveis clientes estarão mais inteirados (engajados) com a sua marca.

COMO FAZER MARKETING DE CONTEÚDO?

1º) Defina seus objetivos:

Ninguém deve iniciar um trabalho sem definir os objetivos, pois eles atuarão como um norte. Planejamento é essencial em praticamente todos os âmbitos da vida. São vários os objetivos, entre eles vender, ter mais visibilidade, se tornar referência no mercado… No Marketing de Conteúdo os objetivos precisam estar alinhados com o propósito do seu negócio. Através das suas métricas, você poderá avaliar seus resultados e as suas estratégias escolhidas.

2º) Planeje suas atividades | Crie um calendário editorial:

Ele ajudará você com as datas e os prazos. O calendário editorial indicará quando aquele post será publicado e te ajudará também a ter uma lista das últimas pautas divulgadas. O calendário editorial pode ser mensal, quinzenal, semanal, enfim, depende de você, da melhor forma de trabalho que se adequa ao seu jeito.

3º) Faça um mapeamento da sua audiência l Crie personas:

Para saber o tipo de conteúdo que será utilizado, o ideal é que seja feita uma pesquisa de persona. Saber idade, sexo e classe social, escolaridade e formação, por exemplo, ajuda muito no momento de escrever o conteúdo, pois você saberá exatamente para quem escrever. Falar com um adolescente será diferente de falar com uma mulher, mãe de três filhos ou um senhor de 70 anos. Com o tempo, vá descobrindo outros tipos de características do seu público. Tudo isso vai te ajudar a saber exatamente como agir, como se portar e a desenvolver o entendimento de como você deseja que a sua marca seja percebida.

4º) Defina seus conteúdos:

O propósito do Marketing de Conteúdo não é prioritariamente vender. A ideia é que um conteúdo relevante e de qualidade seja entregue para as pessoas. Primeiro você oferece informações úteis, que serão importantes para o dia a dia das pessoas. Depois, você vende. É o conteúdo que vai atrair visitantes para o seu blog. O conteúdo vai unir sua marca com os consumidores. Marketing de Conteúdo não deve ser algo vazio, tendo as vendas como o único propósito. Pelo contrário. Conteúdo deve ser o remédio, a cura e a solução para os problemas das pessoas.

• Marketing de Conteúdo não é algo vazio e sem propósito. Marketing de Conteúdo precisa ter significado •
5º) Avalie seus resultados:

Fazer Marketing Digital proporciona benefícios antes não alcançados. Um dos maiores deles, se não o maior, é a capacidade de mensuração dos resultados. Muitas pessoas pensam que o trabalho do Marketing de Conteúdo é realizado em curto prazo. Pelo contrário! Esse tipo de ação não gera resultado instantaneamente. É preciso muito trabalho e muitos testes! Através das métricas analisadas, melhorias devem ser feitas sempre que necessário.

10 ERROS COMUNS DO MARKETING DE CONTEÚDO

1- Criar um conteúdo que seja apenas sobre a sua empresa
2- Querer falar sobre tudo
3- Achar que a produção de conteúdo se resume em textos
4- Não possuir um redator/uma redatora responsável pelo seu conteúdo
5- Produzir o que gosta ao invés de descobrir o que a audiência gosta e precisa
6- Criar conteúdo sem definir objetivos e estudar o público
7- Exagero na criação de conteúdos, sem frequência de postagens, sem cuidados e segmentação
8- Conteúdo produzido sem objetivos (por exemplo, uma página de conversão)
9- Não possuir conteúdo para um nicho específico
10- Achar que Marketing de Conteúdo gera resultados da noite pro dia, quando é uma estratégia que gera resultados a longo prazo

Somos uma empresa responsável que acredita na força do Marketing de Conteúdo. Sabemos por que criar uma estratégia e para que. Escolhemos os canais mais adequados para fazer uma estratégia funcionar bem. Se você precisa de ajuda com o seu Marketing de Conteúdo, conta com a Agita!

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