Neste artigo você lerá sobre Palavras-chave; como e por que escolher as melhores. Também lerá sobre dicas para a criação de bons títulos para os seus conteúdos no ambiente digital.

PALAVRAS-CHAVE (Keywords)

• São as principais palavras que resumem um texto. Através delas, podemos identificar quais são os termos mais buscados pelos usuários online no Google ou em algum outro buscador. A finalidade de se fazer uma boa pesquisa de palavras-chave é a de que o seu site tenha ainda mais visualizações e seja encontrado com facilidade pelos usuários.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre palavras-chave: A importância da pesquisa de palavras-chave para Inbound Marketing.

O QUE É SEO?

• SEO (Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca) são melhorias possíveis de serem feitas nas suas páginas (blog, site…), para que o seu conteúdo apareça nos primeiros lugares da busca no Google quando as pessoas pesquisarem algo relacionado àquilo. Essas ações estratégicas de Marketing Digital têm a intenção de melhorar o tráfego e o desempenho do seu site por meio dos resultados de mecanismos de pesquisa.

RELAÇÃO SEO + PALAVRAS-CHAVE

O trabalho do SEO tem o objetivo de tornar algo mais relevante nos mecanismos de busca. As técnicas do SEO irão fazer algo se destacar na multidão, com o objetivo de aumentar as visualizações de uma página a partir do número de cliques.

RANQUEAMENTO NO MAIOR BUSCADOR DO MUNDO: GOOGLE

• O Google utiliza palavras-chave buscadas para identificar o melhor conteúdo que servirá para você •

Existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias. A concorrência no ambiente digital é enorme e a missão é sempre essa: fazer com que uma página seja encontrada primeiro, ficando na frente de outras páginas.

O SEO fará justamente isso: otimizará as buscas no Google (ou em qualquer outro buscador) a partir de um conjunto de técnicas que definirão as posições das páginas.

Existem diversos fatores que influenciam no ranqueamento de uma página: autoridade da página, tamanho do conteúdo, tempo de permanência na página, velocidade no carregamento da página, entre outros.

Uma das estratégias importantes do SEO é a pesquisa de palavras-chave.

POR QUE FAZER UMA BOA ESCOLHA DE PALAVRA-CHAVE?

O principal ponto é que seu negócio precisa ter um bom posicionamento no Google. Para isso, é necessário que seja feita uma boa pesquisa de palavra-chave baseada em dados verídicos e não em achismos.

O ideal é que você saiba exatamente o que as pessoas, dentro do seu nicho de mercado, estão pesquisando. A partir daí, você poderá criar conteúdos que irão solucionar os problemas dos usuários. Mas, por que fazer uma boa escolha de palavra-chave? Veja alguns motivos:

1) Os usuários encontrarão respostas para os problemas que estão tendo

2) Boas palavras-chave farão o seu conteúdo fazer parte do ordenamento dos resultados que aparecerão no Google

3) Atrair o tráfego para a sua página – Conquistar tráfego orgânico

4) As dúvidas dos usuários serão “linkadas” ao conteúdo que você está postando

PARA A ESCOLHA DE PALAVRAS-CHAVE:

1) Utilize ferramentas para ajudar na pesquisa

Listamos aqui duas ferramentas para pesquisar o volume de busca de palavras

• Keyword Planner

SemRush

Neste artigo você vai encontrar dicas de ferramentas para uma boa pesquisa de palavras-chave: A importância da pesquisa de palavras-chave para Inbound Marketing

2) Observe as palavras-chave do concorrente

Pesquise sobre o que tem “inspirado” os seus concorrentes, observe as palavras-chave que eles têm utilizado, veja o que está dando certo para eles e crie importantes estratégias para o seu caminho. OBSERVAÇÃO: Não copie seus concorrentes! Apenas fique atento às suas ações e estratégias, pois isso te manterá atualizado.

DICAS BÁSICAS PARA UM BOM TÍTULO

• Crie títulos objetivos (fique entre 68 caracteres, por exemplo), pois criar títulos maiores pode cortá-los na página de busca;

• Crie títulos atraentes, pois eles serão o primeiro contato que o leitor terá com o seu texto;

• Evite repetir a palavra-chave mais de uma vez no título;

• Aposte em listas numeradas. Ex: X dicas para emagrecer em 30 dias.

PALAVRAS-CHAVE NAS REDES SOCIAIS

É fato que, se você que ser conhecido e notado, terá que ter uma presença forte e significativa nas redes sociais que mais têm “bombado” no momento. Haja vista que existe um público enorme e diversificado sempre conectado através das redes, pois elas geram interatividade e coletividade.

As redes sociais têm seus mecanismos de palavras-chave, mas o mais utilizado é o das Hashtags. O famoso “jogo da velha”, (#).

As Hashtags permitem que os usuários tenham acesso a tudo o que está sendo falado sobre um determinado tema dentro dos diversos formatos de conteúdos comapartilhados: imagens, textos, vídeos…

Elas permitem que você chegue exatamente até o público-alvo que está falando sobre o tema específico.

As #’s são um excelente método de se aproximar do público que pode se tornar um possível cliente.

ESTEJA ATENTO (A)

• São as palavras-chave que te colocarão nas primeiras páginas do Google •

A pesquisa de palavras-chave tem extrema relevância em suas estratégias de Marketing Digital. Ela é fundamental para que seja gerado tráfego orgânico no site da sua empresa. Como você leu, elas são essenciais para atrair mais visitantes para o seu site e com isso, você alcançar seus objetivos, sejam eles vendas, visualizações, divulgações ou qualquer outro.

Você sempre terá chances de ranquear corretamente uma palavra-chave, mas para isso, você precisa estar atento (a) e focar na qualidade do que você está entregando para o seu público.

Conte com a Agita Comunicação para gerar mais leads e fidelizar seus clientes. E guarde este artigo para consultar sempre que tiver dúvidas.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.