Os consumidores atuais têm pesquisado muito mais antes de realizarem uma compra. Estamos vivendo uma nova era. A transformação digital proporciona que as pessoas não queiram mais que publicidades invasivas cheguem até elas. A verdade é que campanhas publicitárias que não são do nosso interesse terminam nos irritando um pouco, não é?!

No artigo de hoje você entenderá por que Inbound Marketing tem sido uma estratégia que gera ótimos resultados para profissionais de empresas com diferentes portes.

O QUE É INBOUND MARKETING

Também chamado de Marketing de Atração, Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing que, além de atrair o cliente potencial, tem também como objetivo, fidelizá-lo. Essa estratégia atrai os clientes de forma voluntária a conhecerem produtos e serviços através de conteúdos relevantes. Tudo estará pronto e completo para que o cliente potencial procure o que precisa de forma natural.

• O propósito é que os clientes venham até você, e não você vá até eles •

O Inbound Marketing oferece primeiro valor, para posteriormente oferecer o produto ou o serviço.
Uma série de ações será executada a fim de atrair o potencial cliente para o seu site ou o seu Blog, a partir disso, será trabalhado o seu relacionamento com esse cliente a partir de conteúdos relacionados à sua empresa, com o intuito de educar esses potenciais clientes.

Qual a diferença entre Outbound Marketing e Inbound Marketing?

A intenção do outbound é comunicar um produto ou serviço através de estratégias de comunicação, propaganda e vendas. Essa comunicação é feita de forma ativa e podemos considerar também, que ela é feita de forma invasiva, não perguntando previamente se as pessoas querem receber aquela propaganda.

Esse tipo de marketing foi disseminado através dos meios de comunicação de massa; televisão, rádio, cartaz, outdoor e jornais. Outbound Marketing pode ser trabalhado até na internet, através de um anúncio antes de um vídeo no YouTube ou em um banner no Facebook. Ele não é antigo ou ultrapassado, a diferença é que ele chega até as pessoas sem que elas estejam prontas para receber a ideia dos produtos ou negócios. Os custos também são mais altos e não dá para medir os resultados das estratégias executadas.

Diferente do Inbound Marketing, que deseja conquistar o cliente antes de já começar a atuação vendendo, buscando interação, respostas, conversas, Feedbacks e relacionamentos nutridos e alimentados. Além de permitir que as métricas sejam alcançadas e novas estratégias sejam executadas caso alguma não tenha dado certo, com o foco em proporcionar o mínimo de custos e o máximo de resultados.

• No Inbound Marketing, investimento é diferente de custo, e investimento gera resultados •

Observe o infográfico abaixo para entender melhor as diferenças:

Infografico-Inbound-vs-Outbound

ALGUNS BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING

1) Alcançar o público específico

As etapas do inbound ajudam no alcance do público correto. O conteúdo normalmente será segmentado e apresentado às pessoas que possuem maior possibilidade de compra. Empresas que utilizam a estratégia de Marketing de Conteúdo geram mais leads que empresas sem a utilização dessa estratégia. Tráfego de volume será menos importante que o tráfego segmentado, pois o tráfego segmentado proporciona mais chances de venda.

2) Estabelecer a fidelização com os clientes

Inbound marketing também é conhecido como marketing de atração. Isso porque essa estratégia é totalmente aberta à interação e a comunicação bilateral. A relação com o cliente melhora a cada etapa do inbound. A estratégia de conteúdo é focada na necessidade do cliente e em resolver seus problemas. Isso vai gerar confiança e relacionamento com interação constante. Além disso, é possível acompanhar esse relacionamento, recebendo feedbacks e analisando sua persona.

3) Diminuir custos

Em comparação com o marketing mais tradicional e a publicidade massiva, o Inbound é relativamente mais barato. O cliente potencial estará interessado no que você está oferecendo, logo, os custos serão completos investimentos e o retorno será maior que suas execuções anteriores.

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar no orçamento da sua empresa.

4) Aumentar a autoridade da marca

Durante o processo de Inbound, seus clientes serão nutridos com conteúdos relevantes e de interesse deles. Isso permitirá que eles confiem em sua marca, pois você fornecerá a sua persona tudo o que ela precisa. Por causa disso, no momento do fechamento das vendas, será mais fácil do cliente aceitar a sua proposta. O potencial cliente entenderá que seu produto/serviço é a melhor opção para ele.

5) Diminuir o ciclo de vendas

Considerando toda a etapa de vendas, ciclo de vendas é o tempo que a sua empresa gasta desde o primeiro contato com o cliente até o momento exato da compra. Uma das utilidades do inbound marketing é diminuir o tempo para levar alguém a efetuar a compra. Através de conteúdos relevantes, a atração e a movimentação de leads tornam-se muito maiores e mais rápidas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO INBOUND MARKETING

– Estabelece relacionamento afetivo;

– Foca em um bom conteúdo para a educação e a nutrição dos clientes e possíveis clientes;

– Os clientes procuram os serviços por conta da autoridade e da persuasão criadas por você;

– Aumenta o retorno sobre o investimento (ROI) / retorno maior que os investimentos;

– Ótima possibilidade de mensuração.

ETAPAS DO INBOUND MARKETING E CANAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ETAPAS

As etapas do Inbound são relacionadas a tudo o que acontece dentro do processo. São as fases que o seu cliente passará até o momento exato e final da compra. Cada processo da jornada de compras te indicará como está a educação do seu cliente. Vamos entender um pouco sobre elas…

As etapas são 5: atrair, converter, relacionar, vender, analisar.

1) ATRAIR:

A ideia é fazer com que pessoas que não frequentem o ambiente do seu negócio, possam se tornar visitante regulares através de conteúdos bons e relevantes. Mas o ideal não é apenas atrair, atrair e atrair, e sim, atrair os visitantes certos. Nessa fase, o foco está em atrair pessoas por espontânea vontade a conhecerem seu negócio a partir de assuntos que interessam a essas pessoas. O conteúdo de atração vai te proporcionar visitantes, leads e clientes.

Como fazer?
Utilizamos alguns meios para atrair o público:

• BLOG: Um trabalho significativo de Inbound Marketing se faz com um bom Blog, esse é um dos principais canais da estratégia. É um ótimo canal de atração. Através do Marketing de Conteúdo, é possível atrair pessoas, gerar leads, clientes, tirar dúvidas e educar possíveis clientes. É necessário apresentar um conteúdo rico e relevante para as pessoas. É preciso haver planejamento prévio feito a partir de um calendário editorial. Um blog bem feito produzirá conteúdo de qualidade para os usuários.

Entenda mais sobre Marketing de Conteúdo no artigo abaixo: Marketing de conteúdo e os canais utilizados

Criar conteúdo informativo aumenta a probabilidade de visitantes em seu site

• SEO: O objetivo do SEO (Search Engine Optimization) é fazer com que o seu site esteja no topo dos buscadores do Google ou de qualquer outro buscador. A ideia é atrair o tráfego necessário através de estratégias que façam pessoas do seu nicho encontrarem você. Se você oferecer a melhor solução para os usuários resolverem seus problemas, com certeza conseguirá um bom rankeamento do conteúdo.

• REDES SOCIAIS: Elas fortalecem a sua imagem, são um espaço de interação com o público e permitem um compartilhamento mais fácil e rápido de conteúdos. Através delas, você pode criar um relacionamento cada vez mais próximo com o seu público.

Através das redes sociais é possível identificar os interesses dos usuários

REDES SOCIAIS: COMO PLANEJAR SUAS ESTRATÉGIAS

• LINKS PATROCINADOS: Através desse tipo de mídia paga é possível segmentar o público que receberá sua promoção. Anúncios na internet possibilitam que seja possível separar bem o público que desejamos atingir.

2) CONVERTER

Essa é a fase em que convertemos os visitantes em potenciais clientes. Converter significa fazer uma troca. Entregar algo e receber algo. Por exemplo, entregar um conteúdo rico e receber alguma informação do usuário. Normalmente fazemos isso com o intuito de conseguir o e-mail dos usuários.

Como fazer?

Existem diversas formas para ajudar no processo de conversão, vamos ver duas delas:

• LANDING PAGES: Converter os visitantes em leads pode ser feito através das landing pages, que são páginas de conversão feitas para convencer os visitantes a realizarem determinada ação. Assim, a empresa consegue alguns dados dos visitantes, e isso permitirá um contato posterior.

Veja alguns exemplos:

“Baixe o E-book grátis sobre…”

“Solicite gratuitamente um orçamento.”

“Faça a sua avaliação grátis.”

• E-BOOKS: São materiais mais ricos e recheados que funcionam muito bem em um momento de conversão. A maior vantagem desse tipo de material é que você pode aprofundar mais um conteúdo que não caberia, ou melhor, não teria tamanho ideal para um blogpost.

3) RELACIONAR

Acontece após a atração de visitantes para o seu site e a conversão desses visitantes em leads. O relacionamento com o cliente permite que você entregue ainda mais conteúdos de qualidade e valor. Isso vai gerar confiança do cliente na sua marca, produto ou serviço. No momento correto, você também pode oferecer produtos de forma mais direta, identificando posteriormente quem mais compra seus produtos ou mais têm chances de comprá-los.

Nessa fase você poderá identificar clientes que estão prontos para o momento da compra e clientes que não estão prontos para isso. Você saberá em que estágio de compra estarão os seus leads, melhorando e aprimorando suas estratégias para a melhor educação desses clientes.

Entenda um pouco sobre o porquê de investir na geração de leads neste artigo: GERAÇÃO DE LEADS

Como fazer?

• Através de E-MAIL MARKETING (e-mails promocionais ou newsletter): E-mails são utilizados pela maioria das pessoas. Utilizar e-mail marketing ajuda a nutrir os leads com conteúdos relevantes que possam reafirmar a qualidade de um produto ou serviço. O custo para atingir sua base também é menor do que o custo dessa atuação em mídias sociais.

4) VENDER

A principal finalidade do Inbound Marketing é o aumento das vendas. A etapa das vendas é a mais esperada! Todo o trabalho do Inbound Marketing tem foco em leads qualificados que estejam prontos para receber uma oferta de compras. As primeiras etapas do Inbound preparam as pessoas para que, no momento exato da venda, elas estejam prontas para isso.

O ideal é que seja feita uma automação de marketing, para que seja mantido um bom relacionamento com os leads certos e que eles sejam conduzidos pelo funil de vendas e gerem esse resultado tão esperado.

5) ANALISAR

Diferente de uma publicidade feita em outdoor ou em outras formas de mídias massivas, o Marketing Digital permite a avaliação dos trabalhos feitos. Essa avaliação é referente às métricas, que podem ser acompanhadas todos os dias. É possível acompanhar todas as suas ações nas redes e em seu site/blog. Você pode fazer isso através do Google Analytics.

• O Marketing Digital permite que você consiga mensurar seus resultados e avaliar o retorno sobre tudo que foi investido por você •

Saiba mais sobre Inbound Marketing em nosso site.


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