Você sabe o que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

Recentemente , o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes e segmentos estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.

O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado principalmente pela produção de conteúdo focado na jornada de compra do cliente.

Esse conteúdo é também uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, para você se tornar referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

No Inbound Marketing as estratégias estão focadas no esforço para fisgar a atenção do cliente e despertar o seu interesse por determinado produto ou serviço, fazendo com que ele, antes de comprar, entenda as vantagens implícitas dessa aquisição ou contratação. Esse processo de “educação” ocorre em um movimento que usualmente começa pela busca do cliente. Um bom exemplo está no uso dos mecanismos de busca de internet, como o Google.

A partir daí, o Inbound Marketing passa a usar táticas de atração baseadas na geração de conteúdos relevantes para públicos pré-determinados. A ideia é levar os usuários a buscar sempre mais e mais informações sobre determinado assunto até chegar aos produtos e serviços oferecidos.

Em cada etapa são projetadas estratégias específicas visando otimizar o orçamento de marketing e os resultados de conversão de clientes.

MAIS ESSA ESTRATÉGIA FUNCIONA?

A lógica da estratégia de Inbound Marketing é fazer o usuário se identificar com uma situação ou cenário e, a partir daí, mostrar que ele tem um problema. Na sequência, apresenta a melhor solução para esse problema: os produtos e serviços de sua empresa.

E mais: no Inbound, em vez de oferecer o produto logo de cara, você convida o potencial cliente a conhecer, aos poucos, determinado problema relacionado ao comércio daquele produto. Depois, a empresa continua gerando conteúdo, levando o usuário a se aprofundar na temática até se decidir efetivamente pela compra.

INBOUND MARKETING COMO UM GERADOR DE LEADS

A geração de leads é o melhor exemplo de que o Inbound Marketing é uma ótima estratégia para ajudar no orçamento da empresa. Com táticas de atração bem definidas e uma Landing Page matadora, você poderá conseguir leads mais qualificados. Ou seja, atrairá pessoas mais interessadas especificamente nos seus conteúdos.

Os leads são representados pelos clientes em potencial. Para aumentar as vendas, você precisará continuar investindo no relacionamento com esse público, a fim de que o interesse comece a se transformar em desejo real de aquisição. Veja que, após acessar uma série de conteúdos estrategicamente planejados e produzidos, esses usuários estão a um passo da fidelização, o que é ótimo para os negócios. Afinal, se a sua empresa continuar investindo nesse relacionamento, eles continuarão com você!

Além disso, clientes fidelizados acabam atraindo novos compradores por meio de suas indicações. Ou seja, ainda tem a chance de ampliar a sua cartela de consumidores.

A grande questão é que colocar o Inbound Marketing para funcionar exige pouco investimento – claro que precisa de uma boa dose de conhecimento no assunto – e traz (bons) resultados reais para sua empresa. Ou seja, com pouco investimento, você pode melhorar e muito suas chances de vendas.

É por isso que o Inbound Marketing é uma das melhores apostas principalmente para pequenas e médias empresas. O segredo, basicamente, é direcionar seus esforços para as estratégias corretas e assim ver sua empresa crescer.

O primeiro passo para otimizar seus investimentos online é saber quem você quer atingir. Antes de definir qualquer estratégia, é preciso conhecer e descobrir quem é seu público alvo, qual sua expectativa e qual a meta que pretende atingir.

Uma dica para facilitar esse processo é criar personas. São elas que representam seu público alvo e é pensando primeiramente nelas que você irá direcionar o conteúdo produzido.

E se você ainda tiver dúvidas sobre como implementar uma estratégia de Inbound Marketing efetiva e quiser saber mais sobre o assunto baixe nosso ebook gratuito, clicando no banner abaixo!

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