A primeira pergunta foi: é possível? Claro que sim. Abaixo vamos pontuar cada ação que você deve seguir para obter sucesso.

1. Entenda bem seu negócio

Acompanhe tudo que faz seu negócio acontecer: quando seu cliente entra na loja, como é atendimento dos seus funcionários, qual é a abordagem de venda, o nível de satisfação, esteja atento às reclamações de clientes, cuide de sua estrutura física, tenha conhecimento das ferramentas, gerencie as parcerias, etc.

Todos os dados ajudaram a potencializar a estratégia e alinhar o posicionamento com base nos objetivos do negócio.

2. Crie personas

Neste segundo passo é crucial identificar os diferentes perfis de clientes que a empresa possui. Esteja atento às características comportamentais de cada grupo, como o eles se comportam no dia a dia, seus hábitos de consumo, desejos e ambições, a relação com sua marca e a necessidade de adquirir os produtos da empresa.

3. Não tenha dúvidas sobre os Estágios de Compra

Tendo as informações do seu posicionamento e as personas detalhadas e documentadas, devemos partir para organizar quais seriam os diferentes momentos de compra que cada perfil de cliente se encaixará.:

Etapa 1 – Aprendizado e Descoberta: quando ele ainda está pesquisando de forma bem genérica sobre algo relacionado aos seus produtos/serviços.

Etapa 2 – Reconhecimento do Problema: aqui ele já reconheceu que tem um problema.

Etapa 3 – Consideração da Solução: ele quer solucionar o problema e começa a pesquisar diretamente sobre isso.

Etapa 4 – Decisão de Compra: pronto. Ele está disposto a contar com a solução mais adequada. No caso, a sua. Claro!

4. Trabalhe com o Conteúdo Adequado

O conteúdo será produzido principalmente para entreter e educar. Lembrando que quanto mais o produto for complexo, haverá a necessidade de mais conteúdos educativos, porque só desta maneira o seu cliente potencial entenderá seu funcionamento e benefícios e então o enxergará como melhor saída.

5. Use o Facebook como Canal de Comunicação

O Facebook é o canal onde as pessoas contribuem, indicam, avaliam, opinam e compartilham informação. Nesta Rede Social é possível criar um canal de comunicação participativo e efetivo, com a tecnologia facilitando o estreitamento desta relação “marca x cliente”.

6. Crie um processo efetivo de Atendimento

Seu foco é gerar oportunidades reais de negócios para seus clientes. Para isso, a sua gerência comercial precisa estar envolvida no processo. O cliente final se sentirá mais seguro ao ter suas dúvidas solucionadas por alguém interno à empresa.

Alto índice de satisfação = Muitas vendas

7. Agradeça a preferência dos seus clientes

O agradecimento individual para cada nova compra realizada deixa o cliente muito feliz pela atitude inesperada e voluntariamente recomendam a empresa na rede social. Tente!

8. Vibre a cada venda!

Importantíssimo festejar bastante a cada nova compra que seu cliente realiza. Comemorar nos mantêm motivados a encontrar novos caminhos para melhorar ainda mais os resultados.

Aplique estas estratégias dentro da sua Fan Page no Facebook e boa sorte. Se precisar de ajuda para criar uma estratégia efetiva para o seu negócio, agende uma conversa conosco. Será um prazer imenso!


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.