As oportunidades precisam ser criadas de maneira planejada

Não é mais novidade para ninguém que a crise econômica nacional seja tema principal de manchetes diárias. Estamos cansados de saber que, por conta deste momento turbulento, as pessoas tiveram seu poder de compra bastante reduzido e, consequentemente, estão dispostas a apenas gastar com o que solucionará de fato seus problemas e/ou necessidades. Diante deste caso que se estende faz um tempo, muitas empresas encontraram a saída no Marketing Digital, que posiciona sua empresa de forma estratégica no mercado, como referência em seu devido segmento, inclusive ajudando na melhora dos resultados no quesito vendas.

Vamos entender como? Não dar lugar ao conformismo, descruzar os braços e estar atento às oportunidade são os primeiros passos. A Agita Comunicação se aprofunda aqui no tema para provar que o Marketing Digital é uma área que cresce mesmo com a crise, devido ao seu poder de abrangência e custos mais interessantes.

NÃO É MÁGICA

O que as empresas esperam é que o marketing digital revolucione da noite para o dia, como mágica. E não é bem assim. Esta escolha demanda um trabalho árduo e, em muitas vezes, paciência nos primeiros resultados.

Diante de um meio digital amplo e muito abrangente, o trabalho precisa ser desenvolvido com eficiência e responsabilidade, e as metas precisam ser metrificadas para que os resultados sejam comparados e otimizados sempre.

ESTRATÉGIAS

Trilhar um caminho de sucesso com ferramentas de marketing digital implica em uma mudança de comportamento e pensamento da empresa. É preciso comunicar o virtual com o presencial, entender que estratégias digitais são parte da empresa e por isso precisam caminhar juntas.
Não se pode ingressar neste meio só porque “todo mundo já está”, pois a idéia não é de “ser mais uma na multidão”. Pelo contrário. Você precisa entrar e se destacar.

Algumas estratégias de Marketing Digital vêm gerando resultados expressivos, driblando a crise de maneira satisfatória. São elas: Inbound Marketing e Inside Sales*. Donas de técnicas e táticas aplicadas em ações que aumentam o fluxo de vendas nas empresas.

*O termo quer dizer “vendas internas”. Ele vem sendo utilizado para complementar os novos processos de vendas, focados na evangelização de clientes, otimização do trabalho dos vendedores, aumento de faturamento e drástica redução de custos.

Para integrar o Inside Sales com o Inbound Marketing, é preciso certificar-se de que a mensagem tenha consistência em todos os ativos humanos e digitais, além de elaborar uma estratégia para que o conteúdo de marketing das campanhas consiga atrair uma entrada específica.

A equipe de vendas precisa trabalhar de uma forma segmentada dentro do Inbound Marketing, além de fornecer feedback para o pessoal do marketing para que as reações às mensagens e conteúdos sejam mensuradas e assim fortaleça a estratégia adotada ou ajuste alguns pontos.

Ajustando as ações, gerando engajamento entre essas duas áreas e buscando motivar a equipe, criando um verdadeiro time de marketing e vendas, cada um em suas posições, mas com o mesmo foco em termos de resultados, suas vendas crescerão de forma significativa mesmo em meio à crise que assola o país.

Em outras palavras, é importante se falar a mesma língua. Imagine só: fazer uma promoção no facebook e, ao chegar na loja física, o vendedor não souber de nada? Ou divulgar informações equivocadas, como horário de funcionamento ou telefone de contato? Complica.

TER CONTEÚDO É TUDO SIM

A estratégia de SEO usada nos textos de sites ou blogs, por exemplo, ajudam sua empresa a ficar em boas posições nos mecanismos de pesquisa do Google. Mas isso não faria diferença sem a criação de um bom conteúdo que faça com que sua empresa ou marca vire referência no seu ramo e ganhe um lugar na mente e no coração dos seus clientes. Para driblar a crise sua empresa deve ter clientes engajados.

Engajamento significa o quanto o público gosta, recomenda e se envolve com uma empresa. O resultado dessa ação de marketing aparece em médio ou longo prazo, mas seu sucesso é garantido e duradouro.

As pessoas não querem mais abrir seus e-mails e encontrar um monte de ofertas. A grande estratégia do momento é apresentar um conteúdo que ensine como seu produto pode ajudar a resolver um problema ou até um texto que ensine como usar esse produto.

Receber insights de profissionais que já foram qualificados pelo mercado e que estão em constante contato com empresas de todos os ramos é estar um passo à frente da concorrência.

CONCLUSÃO

É bem verdade de que há de se ter muito cuidado com as consequências que uma crise político-econômica no País pode causar, mas, para os negócios, há meios de contorná-la.

Se você já descruzou os braços para esta oportunidade, percebeu que o marketing digital é sim um grande e poderoso aliado nos tempos de crise, uma ferramenta importante de comunicação com seu público alvo, e que se trabalhada de forma especializada trará bons frutos. Porém se não for bem gerenciada pode criar sérios problemas. Por isso a reflexão de estar realmente preparado para usar o marketing digital é fundamental.

Pensando nisto, na importância de descobrir como está seu desempenho atual nas ações de Marketing Digital, queremos ajudar você a entender os pontos de melhoria, apontando oportunidades e potenciais não explorados em sua presença digital.

Realize agora sua avaliação gratuita do Raio-X do Marketing Digital e detecte possibilidades de alavancar sua performace de venda. Deixar de investir justamente nisso é um grande erro.


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