De acordo com um recente relatório do Business Insider, um dos itens essenciais para determinar o sucesso de uma marca nas redes sociais, como uma boa estratégia, está no fato de apostar em plataformas emergentes.

Há um mundo de diferenças e de dificuldades, entre utilizar as redes sociais como consumidor e explorá-las em prol da sua empresa. Algumas pessoas conseguem publicar uma foto dos seus filhos e receber 100 curtidas da noite para o dia. Porém, pequenas empresas com público crescente podem experimentar dificuldades ao tentar obter os mesmos resultados organicamente.

Há centenas de estratégias e guias de boas práticas para gerar mais engajamento nas redes sociais. A presença digital nas redes sociais já deixou de ser item da moda há muito tempo. Gigantes como o Facebook e o Youtube direcionaram esforços e novas ferramentas para que as plataformas possam permitir o relacionamento com seus clientes, a venda de produtos e serviços, investimentos em “mídia” – o famoso impulsionamento – e a viralização da sua marca.

Muito provavelmente, o grande segredo para se dar bem em um universo com mais de 95 milhões de usuários ativos, isso só no Brasil, – é chegar primeiro e se fazer presente nas redes sociais emergentes.

Recentemente, um dos relatórios divulgados pelo Business Insider aponta que chegar antes e manter as luzes acesas garante engajamento orgânico e rápido, neste mundo. Ou seja, as marcas devem entrar cedo nas redes sociais emergentes – como foi dito antes.

De acordo com o estudo, que envolveu 83 marcas globais e analisou a adesão de todas às novas redes sociais na época, geralmente as empresas têm uma postura reativa às novidades, principalmente as de pequeno e médio porte, sem uma assessoria específica. Elas aguardam que as redes alcancem milhões de usuários para só depois aderir ao canal e perdem a oportunidade de inovar e alcançar outros consumidores.

A prova é tanta, que empresas como Electrolux, Carrefour, Friboi, Nesfit, Queensberry, Bretzke, Panco, Jasmine, Edu Guedes, M Dias Branco, Nespresso, Masterchef Brasil, Wessel, Seara, SBT e ZoominTV – praticam esta ideia de se instalarem primeiro em possíveis redes sociais com potencial de crescimento, de público, sobretudo.

Além do poder de guiar a linguagem que será utilizada na nova rede social, quem chega primeiro também consegue aumentar bastante o seu potencial de engajamento, sobretudo em universos que conseguem reunir uma comunidade de usuários que “fala a mesma língua”.

Confira abaixo alguns dos principais insights do estudo do Business Insider e a importância de identificar redes sociais emergentes, com grande potencial de sucesso, e chegar primeiro:

– Efeito de adoção precoce: o estudo mostrou que há uma relação clara entre as marcas que aderiram primeiro às novas redes e o número de seguidores. No começo há muita curiosidade dos usuários;

– Algumas megamarcas conseguem quebrar essa tendência, mas o resultado só é possível porque mantêm uma atuação muito forte em outras redes. Por isso a adoção precoce funciona tão bem para quem não é tão grande assim;

– Naturalmente, aderir cedo não é garantia de sucesso! Quem adere mais cedo às redes sociais tem mais chances de conquistar seguidores rapidamente. Mas o resultado depende de planejamento, investimento em estratégias corretas e relacionamento.

O mercado de ferramentas digitais para comunicação dentro das empresas ainda é muito fragmentado. Este é um setor que enfrenta desafios, como a falta de compatibilidade entre diferentes recursos e a resistência de algumas companhias em adotar ferramentas sociais por considerarem que elas desviariam a atenção dos funcionários. As mídias sociais já são vistas como a melhor maneira para romper as barreiras de comunicação, especialmente em grandes empresas.

Mas não se engane com tais resultados, antes de colocar seu empreendimento nas mídias sociais, dedique algum tempo ao planejamento e à organização do seu conteúdo. Quando se publica qualquer coisa nas redes sociais, a primeira impressão é a que fica. Então tenha certeza de que tudo está bem organizado antes de sair por aí, abrindo todo tipo de portas. Ou seja, pesquise quais mídias funcionam para seu negócio, conheça o público que você quer atingir e defina como vai interagir com ele. Isso é fundamental.


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.