Conteúdos evergreen x Conteúdos noticiosos

Quando escrevemos sobre alguma mudança do Instagram ou alguma atualização do Facebook, estamos escrevendo conteúdos noticiosos. Os conteúdos noticiosos são relacionados a algo atual, que foi escrito no tempo mais próximo daquele acontecimento. São conteúdos produzidos com um curto prazo de validade.

No entanto, se escrevermos sobre “Como criar uma conta no Facebook”, ainda que o conteúdo tenha sido escrito há 4 anos, provavelmente ele ainda servirá no momento de pesquisa do usuário, pois criar uma conta no Facebook tem mais ou menos o mesmo passo a passo que os primeiros passos de execução dessa ação feitos 4 anos antes. Esse é um exemplo de conteúdo evergreen, assim como um texto indicando “Como trocar uma lâmpada, ou “Como trocar um pneu de carro”. Os conteúdos evergreen são conteúdos produzidos com um longo prazo de validade.

Conteúdos noticiosos -> Curto prazo de validade

Conteúdos evergreen – > Longo prazo de validade

| Os dois tipos de conteúdo são importantes e podem ajudar em estratégias de Marketing Digital |

O que é conteúdo Evergreen?

São também chamados de conteúdos perenes, porque nunca envelhecem, permanecem durante muito tempo. Eles independem do momento em que foram escritos. Após longos anos, os conteúdos evergreen continuam possuindo bastante valor e relevância.

Esse tipo de conteúdo é feito em qualquer formato e possui relevância atemporal; um vídeo, uma imagem, um blogpost, um infográfico, enfim, conteúdos que, com o passar do tempo, continuam mantendo o seu valor e tendo utilidade. Esse tipo de conteúdo estará sempre em alta, independente do dia da semana, mês ou ano.

• O conteúdo evergreen NÃO É importante apenas em um período de tempo específico •

Criar conteúdo em formato evergreen. Veja alguns exemplos:

#1 Tutoriais: “Aprenda a fazer exercícios que te farão relaxar no ambiente de trabalho.”

#2 Indicações: “5 filmes (ou livros, ou vídeos, ou documentários) que você já deveria ter assistido.”

#3 Listas: “10 dicas para uma alimentação saudável.”

#4 Curiosidades: “Tudo o que você sempre quis saber sobre…”

#5 Guias: “Aprenda a trocar o pneu do seu carro.”

#6 Perguntas e respostas: “5 perguntas que você precisa saber sobre…”

#7 Checklist: “8 coisas que não podem faltar no seu gerenciamento do Instagram.”

#8 Conceituais: “O que é Inbound Marketing?”

#9 Glossários: “Conheça 10 palavras fundamentais no Marketing Digital.”

#10 Lições: “Conheça 5 lições que podemos aprender com o marketing da McDonald’s.”

Por que usar conteúdos evergreen?

A definição do que é esse tipo de conteúdo já nos mostra como é importante utilizarmos todos os seus benefícios em nossas estratégias. A Agita listou para você algumas utilidades que mostrarão por que você não deve ignorar o conteúdo evergreen. São eles:

– Os usuários continuarão acessando o seu conteúdo. Ele continuará gerando leads;

– O conteúdo evergreen melhora seu posicionamento nos buscadores;

– Visitantes constantes: continua gerando tráfego para o seu site enquanto estiver ativo;

– O conteúdo evergreen reforça a autoridade da sua marca;

– Ele te ajudará a perceber em que estágio do funil de vendas o seu possível cliente está;

– Conteúdos autorais são vistos como exemplo e reforçam a influência da sua marca.

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4 dicas para escrever conteúdo evergreen:

1) Aprimore os seus conhecimentos

Estude! Os profissionais de comunicação, em sua maioria, são treinados para produzir depressa e urgentemente. O ritmo de trabalho é geralmente frenético, com isso, muitas vezes deixam de estudar, ler, aprender e fazer cursos que podem otimizar a produção. Conteúdos mais simples não devem ser negligenciados só por serem básicos. É preciso sempre atualizar suas estratégias para que o nosso negócio dê mais certo a cada dia.

2) Escreva para o topo de funil

Essa etapa do funil é focada em clientes que estão com algum problema, mas não sabem como resolvê-lo. No topo de funil, os visitantes em seu site ainda desconhecem termos técnicos. Então o ideal é que você explore conteúdos mais básicos. Os conteúdos evergreen, nessa fase do funil, servem como uma porta de entrada para os usuários.

3) Crie um CTA eficaz

Conteúdos perenes geram muitas visitas em seu site e são importantes na geração de leads. Converta seus visitantes em leads e crie um CTA que seja eficiente em incentivar seus leitores a executarem alguma ação significativa para você.

4) Utilize links internos

Construir links internos proporciona mais visibilidade para outros artigos do seu blog. Através deles, você mostra para os usuários que existem outros artigos relevantes em seu espaço virtual e além de reafirmarem a autoridade da sua marca.

Não é fácil…

Não é fácil criar esse tipo de conteúdo e atrair mais pessoas para o seu site. O ideal é que você produza com toda responsabilidade, amor e consciência. Conteúdos básicos, jamais (jamais!) devem ser considerados como conteúdos “chulos”. O foco está na relevância dos conteúdos e na importância de olhar os visitantes do seu blog com afetividade.

Alterne suas postagens entre factuais e atemporais. Descubra quais os tipos de conteúdos que geram mais resultados e engajamento para o seu site.

Criar um bom relacionamento e conduzir os usuários pelo funil de vendas da melhor maneira possível, com certeza só vai acrescentar coisas boas ao seu negócio.

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