Quem não recorre ao Google quando tem uma dúvida? Quase todas as pessoas fazem isso. E é possível saber quais termos os usuários mais pesquisam no Google, Yahoo ou em qualquer outro buscador. Sendo assim, a utilização da palavras-chave precisa ser feita maneira correta para que a sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso.

DEFINIÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE

PALAVRAS-CHAVE: São as principais palavras que resumem um texto. Uma das estratégias importantes do SEO é a pesquisa de palavras-chave, através dela, podemos identificar quais são os termos mais buscados – que podem ser utilizados por você – para que o seu site tenha ainda mais visualizações.

IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS-CHAVE

1) Separam os termos que serão utilizados em cada etapa do funil de vendas;

2) Melhoram o resultado do seu blog nas buscas;

3) Seu público-alvo vai chegar em seu blog;

4) Através delas, os usuários podem virar leads;

5) Através delas, os seus leads podem virar clientes.

– Ainda que o seu conteúdo seja recheado de coisas relevantes, não adianta escrever sobre algo que as pessoas não procuram. É como falar para uma plateia sem gente.

DEFINIR A PERSONA PARA ESCOLHER AS MELHORES PALAVRAS-CHAVE

Uma das grandes e necessárias estratégias de Marketing de Conteúdo é definir a persona. Precisamos saber quem vai receber nossos conteúdos. Para saber exatamente como o seu conteúdo vai ser escrito e para quem, é preciso descobrir qual é a persona do seu negócio. Conhecer o seu público te faz não perder tempo “falando para quem não quer te ouvir”. Também te faz escolher conteúdos melhores e mais certeiros para atingir seu consumidor ideal da melhor maneira possível.

CONTEÚDO:

– Entregar o melhor conteúdo para os usuários;

– Entregar conteúdos procurados pelo público;

– Entregar conteúdos relevantes para o público.

• Tudo isso é executado de forma excelente se você tiver feito uma pesquisa correta de palavras-chave (keywords).

Veja em nosso infográgico: Blog: 8 dicas para conseguir mais acessos

TIPOS DE PALAVRAS-CHAVE

HEAD-TAIL: Nesse tipo de processo, as palavras utilizadas são mais genéricas. Isso traz maior volume nos resultados, pois existem mais pessoas falando sobre o tema. Ex: Dividir um apê

LONG-TAIL: Nesse tipo de processo, os usuários sabem bem especificar o que estão buscando. As palavras utilizadas são mais específicas. Isso traz um menor volume de resultados. Ex: Dividir um apê em Recife

– A utilização das palavras Long-Tail aumenta as chances de o seu blog ser encontrado.

FERRAMENTAS DE PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE

As palavras-chave que serão utilizadas por você, não devem vir aleatoriamente da sua mente. Não dá para adivinhar quais palavras estão sendo pesquisadas pelos usuários. Por isso, existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar a fazer uma pesquisa de palavra-chave bem feita. E você também pode combinar essas ferramentas.

Por exemplo:

• Google Trends – Aqui, você tem acesso ao volume de buscas da palavra-chave escolhida e o resultado é apresentado em forma de gráfico. Você pode descobrir quais são as pesquisas sobre um determinado termo que mais estão sendo feitas pelos usuários.

• Google Keyword Planner – É uma ferramenta gratuita do Google AdWords. Para utilizar, você só precisa criar uma conta no Google. Ela oferece novas ideias relacionadas às palavras-chaves já pesquisadas por você.

• Google Suggest – Essa ferramenta te dá sugestões de buscas. Você escreve a palavra e a ferramenta te mostra o volume de buscas, logo, o tamanho da sua concorrência.

• SemRush – Essa ferramenta te proporciona uma série de informações. Ela proporciona um volume de buscas diário, fazendo um mapeamento diário de termos que mais estão sendo pesquisados.

Essas, e várias outras ferramentas disponíveis, possuem vários benefícios. Elas atuam como um guia para que os conteúdos entregues sejam feitos da melhor maneira possível, podem te dar novas possibilidades de textos a serem escritos e também vão mostrar em qual palavra é melhor investir para que você tenha bons resultados.

Uma palavra-chave mal escolhida pode te impossibilitar de gerar leads e impedir o crescimento do seu negócio. O mau uso delas, pode não atrair visitantes, e isso com certeza vai atrapalhar suas estratégias.

Saiba mais sobre Inbound Marketing em nosso site e descubra como a Agita pode te ajudar com o seu negócio utilizando as diversas estratégias proporcionadas pelo Inbound Marketing.


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