A maioria das pessoas que trabalha com marketing de conteúdo sonha com o dia em que seu blog atingirá uma meta – aumentará o tráfego, atingirá determinado número de leads, terá seu post compartilhado por um influenciador, etc e etc.

Dentro da metodologia Inbound Marketing*, o maior motivo que faz a maioria das pessoas desistirem de continuar seus blogs é a dificuldade de aumentar visitas no blog.

*É um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

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As pessoas começam o blog muito animadas e cheias de ideias. No primeiro mês as coisas até dão certo, algumas pessoas, geralmente amigos e familiares, entram no blog. Mas após algum tempo as visitas não aumentam e essas pessoas perdem o interesse em continuar.

O segredo para aumentar os resultados do blog, em comunicação, é saber como atingir seu público-alvo e atrair a sua atenção. Para se destacar na internet, é preciso que a sua empresa conheça e utilize as melhores ferramentas, especialmente quando se opera dentro do segmento B2B*.

Significa “Business to business”, ou “Empresa para empresa”, e o B2C significa “Business to Consumer” ou “Empresa para consumidor”. Quando falamos que um negócio é B2B, quer dizer que seu público-alvo são outras empresas – e não o consumidor final, como é o caso de empresas B2C.

O bom é que existe sempre a possibilidade de aprender mais e dar mais um passo rumo à concretização das metas. Sendo assim e na tentativa de ajudar você, a Agita Comunicação mostra nove (09) dicas para você construir um blog altamente bem-sucedido – seja qual for a sua área de atuação.

Ao contrário do que muitos podem pensar, vender sua marca, serviço ou produto na internet não envolve ‘encontrar a pessoa certa no momento certo’. Isso pode até acontecer, mas existe uma grande maioria que faz parte desse grupo de pessoas certas, mas talvez ainda não tenha chegado ao momento certo de compra. Identificar isso, segmentar os leads por tipo de interesse, manter o relacionamento, superar eventuais objeções e conduzir esse cliente em potencial pelo funil de vendas aumenta muito suas chances de conversão.

1. Consistência é tudo:

Para construir e manter a sua audiência, você precisa criar expectativas ao redor da qualidade e da frequência dos posts. Muitos blogs corporativos apenas publicam um artigo ou dois e depois não postam nada por três meses. Esses provavelmente não vão atingir os resultados que esperam.

Se você consegue produzir apenas um post por semana, tudo bem. Depois, você pode ir aumentando essa quantidade gradativamente. O essencial é manter a consistência e a periodicidade do seu blog. Somente assim seu público saberá que vai encontrar conteúdo novo e valioso a cada vez que visitar o site – o que garante seu retorno. Lembre-se:

  • Faça um planejamento;
  • Crie um calendário e cumpra as tarefas;
  • Crie uma lista de títulos;
  • Reserve um tempo para leituras;
  • Peça ajuda aos visitantes, eles podem indicar bons temas;
  • Anote tudo, não permita se esquecer das ideias que tiver.

2. Construa um banco de conteúdo longa vida (Releia seus posts antigos):

Um material de longa vida é aquele que possui um ciclo de duração maior do que uma simples atualização de notícias. Ele proporciona mais tráfego, por mais tempo, ajuda na otimização das páginas e, normalmente, é mais gratificante de ser escrito. Guia, listas de dicas e conselhos bem detalhados, posts “como fazer” e entrevistas bacanas são exemplos de conteúdos que acrescentam relevância e aumentam sua vitalidade depois da publicação. Segundo o Hubspot, cerca de um terço do seu tráfego mensal vem de posts escritos meses ou anos atrás.

Outra coisa legal de acrescentar no seu blog é uma tag “Leia também” ou “Leia mais” com o objetivo de gerar URLs diferentes e conseguir analisar com mais precisão quais os conteúdos estão gerando mais resultados do que outros.

3. Foque no a Call to Action :

A Call to Action (CTA)* é uma peça essencial em todo conteúdo produzido. Basicamente, é uma frase ou um link imperativo que leva o leitor a tomar uma ação específica. Para criar uma call to action eficiente, pergunte-se: o que eu quero que as pessoas façam ao terminarem a leitura do meu texto?

Em termos de marketing, call to action (CTA), que significa a “chamada para ação”. Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direciona-los para uma landing page.

Ao conduzi-lo a uma peça de conteúdo como um e-book, você oferece um material interessante em troca de informações. Para que seus CTAs funcionem bem, lembre-se de:

  • Seja específico;
  • Crie urgência;
  • Use números;
  • Garanta que suas chamadas sigam as convenções da web;
  • Mexa com a emoção usando as cores;
  • Ofereça algo que realmente valha a pena ser clicado.

4. Utilize fotografias mais originais:

Evite fotografias que foram encontradas em bancos de imagens padrões, o resultado pode ser um aumento da taxa de rejeição (o que poderia ter um efeito sobre a sua classificação na pesquisa do Google).

Você precisa oferecer valor ao seu visitante e mostrar que somente ali ele pode encontrar materiais que não encontraria em nenhum outro site. Se você está acrescentando ao seu post uma imagem que seu leitor já viu, pode estar perdendo a oportunidade de mostrar que você oferece algo único.

Além disso, adicione legendas sob as imagens. Elas chamam mais atenção do que o resto do texto. Outra dica é usar esse espaço para alguma informação importante, como um CTA ou um link onde você pode ler mais sobre o assunto em destaque na imagem.

5. Ofereça aos seus leitores a possibilidade de assinar seu blog:

Mantenha um campo visível para os leitores interessados cadastrarem seu e-mail e receberem sua newsletter, ou quem sabe ainda assinar pelo RSS. Se por um lado é mais fácil para os leitores terem o feed completo disponível no RSS, por outro, isso pode diminuir consideravelmente as visitas ao seu blog. Se puder, ofereça as duas possibilidades: seu leitor ficará feliz em poder escolher.

6. Crie uma identidade visual atraente:

Lembre-se de que na internet para mudar de site só é preciso um clique. Portanto, pense na usabilidade do seu blog: a disposição dos elementos, as cores, a tipografia do conteúdo, o acesso a ele – tudo isso é importante na hora de oferecer a melhor experiência para o usuário. Existe uma regra que diz que menos é mais em relação ao layout. Não use cores demais, não exagere nos elementos das páginas para não cansar e muito cuidado com o contraste. O texto precisa estar legível e o leitor tem que entrar na página e saber imediatamente onde encontrar o seu material. Esses detalhes serão importantes para a identidade visual da sua marca.

7. Tenha um blog adaptado para dispositivos móveis:

Segundo o relatório do Google, What Users Want Most From Mobile Sites Today (O que os usuários mais querem dos sites móveis atualmente), 74% dos usuários estão mais propensos a retornar a um site se esse for responsivo*. Devido a esse resultado e de outras estatísticas semelhantes, o Google está priorizando sites adaptados para dispositivos móveis.

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

8. Construa relações sólidas com o link building :

Construir relacionamentos é a chave quando se trata de blogs, especialmente quando se trata de construir ligações muito importantes. Crie uma presença importante em comunidades relevantes ajudando as pessoas. Elabore respostas verdadeiramente úteis para elas. Construir essas relações impulsiona seu blog em um ritmo mais rápido. E não se esqueça do link building*.

Se formos falar a grosso modo, Link Building é trabalho/esforço/empenho/tática de adquirir links de outros sites. Fica até complicado falar assim pois é algo muito importante para todas as pessoas que trabalham com marketing e vai além de uma simples definição.

Matenha uma folha com o link de aproximadamente 20 páginas com as quais você pretende reforçar a sua autoridade. Se você quer se conectar com as pessoas, deve estar disposto a compartilhar as suas coisas também. Os blogs devem ser vistos como uma extensão da sua rede social – e você deve tratá-lo como tal: um lugar para construir relacionamentos.

9. Lembre-se do SEO :

SEO: É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

A forma como você estrutura o seu texto é muito importante. Por isso, disponibilize títulos e subtítulos breves, claros e concisos em tags de h1, h2, h3, etc. No texto, mantenha a tag p. Assim, os robôs do Google vão escanear mais facilmente o material e mostrá-lo nas páginas de busca dos usuários.

Agita Comunicação reforça alguns que é importante você falar sobre as necessidades das pessoas. Lembre-se da regra 80/20: 80% do conteúdo deve ser sobre as dúvidas e interesses do público e apenas 20% do conteúdo deve ser sobre você.

Fale sobre algo relevante, ninguém quer ler um texto que não responde uma pergunta, não resolve um problema ou não fala sobre uma necessidade real. Quando você fica preso ao mesmo assunto o tempo inteiro, seu blog fica desinteressante para as pessoas. Utilize referências de mercados relacionados ao seu, novidades do mercado, faça comparações, etc.

Fale sobre o básico. Quando começamos a falar sobre um assunto, tendemos a falar sobre assuntos técnicos ou mais avançados do que a maioria das pessoas têm conhecimento. O necessário pode ser óbvio para você, mas pode ser a dúvida da maioria das pessoas.

Deixe seu texto fácil de ser lido, utilize formas de deixar a leitura do texto mais agradável para os leitores. Parágrafos curtos, subtítulos e imagens são ótimas estratégias para isso.

Você acha que é muita coisa para fazer sozinho? Talvez seja. Mas para cuidar disso tudo – e muito mais – o ideal é que você conte com os serviços de uma agência especializada em marketing digital. Com uma presença sólida na internet e bem gerenciada, sua empresa aparece para o público certo e desponta meio a concorrência acirrada do mercado.


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