Os profissionais de Marketing Digital costumam dizer que conteúdo é “rei”. Se pararmos para pensar, isso faz todo sentido. Porém, como criar esse conteúdo digno de ser uma majestade? E mais: como criar conteúdo para redes sociais?

Primeiramente, você tem de entender que, independentemente da mídia e do seu nicho, o conteúdo precisa ter qualidade. Isso não é segredo para ninguém.

Muitas marcas que entram pela primeira vez nas redes sociais, pensam que algumas postagens programadas no Facebook é ter uma estratégia de marketing de conteúdo. Esta é uma visão muito simplista e errada do que realmente é o marketing de conteúdo.

Nas redes sociais é preciso pensar em Inbound Marketing*. Ou seja, antes de postar é preciso saber exatamente o que seu público gosta e conquistá-lo pelos seus interesses com posts relevantes. E este é só o primeiro passo.

É um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções

Mas por que investir em marketing de conteúdo nas redes sociais?

A resposta para esta pergunta é simples: porque há milhões de pessoas presentes de alguma forma nas redes sociais. Hoje, o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube fazem parte da vida dos consumidores e influenciam não só no comportamento deles, mas também nas suas decisões de compra. Perceba a dimensão deste universo:

1.28 bilhões de usuários ativos no Facebook
50 milhões de páginas de marcas, empresas e personalidades no Facebook
Todos os dias são postados 500 milhões de tuítes
O Twitter tem mais de 1 bilhão de usuários. 46% deles tuitam, pelo menos, 1 vez por dia.
O Instagram tem 200 milhões de usuários ativos e mais de 20 milhões de fotos compartilhadas até hoje.
A cada minuto o Youtube ganha 100 horas de novos vídeos.
6 bilhões de horas de vídeo são vistas todo mês no Youtube.
300 milhões de usuários cadastrados no Linkedin em mais de 200 territórios
O Brasil é o terceiro maior público no LinkedIn.

Por trás de cada um destes número há uma grande oportunidade da sua marca melhorar sua imagem ou da sua empresa fechar negócio. Outro dado importante para convencer você a investir em rede social é este: 80% dos brasileiros pesquisam um produto antes de efetuar a compra. Isso significa que você tem a oportunidade de influenciar a decisão de compra de uma pessoa exatamente na hora que ela está procurando pelo seu produto.

É você preparado e munido de conteúdo para transformar uma pessoa em uma lead (prospecto de cliente), no exato momento que ela tem uma intenção de compra. Então, mantenha-se relevante nas redes sociais com conteúdo que interesse seu público. Quando ele te achar, você vai estar pronto para fazer dele um cliente.

Sabendo disso, a Agita Comunicação preparou cinco motivos básicos para toda e qualquer empresa apostar de uma vez por todas na qualidade do conteúdo e dar atenção aos verdadeiros reis deste universo digital: os usuários.

1. Visibilidade:

Um dos motivos mais básicos para sua empresa investir em conteúdo de qualidade nas redes sociais também é um dos mais fundamentais: visibilidade. Com visibilidade é possível expandir os horizontes do empreendimento e, com isso, fazer com que sua marca seja conhecida em outros cenários ainda não explorados.

Um conteúdo de qualidade nas redes sociais faz com que sua marca chame a atenção dos usuários e, consequentemente, uma maior cartela de clientes será construída.

Dicas para aproveitar sua visibilidade:

  • Estabeleça a mesma identidade no meio online e no off-line.
  • Use modelos de layout padrão.
  • Acompanhe as empresas concorrentes.
  • Utilize ferramentas para mensurar as redes sociais da sua empresa, assim como a interação dos seus clientes.
  • Não divulgue informações e comentários da empresa e dos seus clientes em canais não oficiais.
  • Não discorde publicamente do seu cliente, isso pode abrir discussão com demais consumidores. Converse privadamente com o cliente.
  • Escreva com português claro e gramática correta, isso gera credibilidade e evita opiniões ambíguas.
  • Não use as redes sociais para desqualificar as empresas concorrentes.
  • Mantenha os dados sigilosos da empresa longe das redes sociais.
  • Não apague os comentários críticos, apenas spam, linguagem e material ofensivo. Lidar com as críticas construtivas é essencial para você melhorar o seu negócio.
  • Equilibre a quantidade de postagens. O excesso de publicações pode causar repulsão por parte dos clientes que interagem com a sua marca através do meio online. Postar pouco também não é vantajoso, seu negócio pode cair no esquecimento.

2. Vendas

Se a sua empresa está investido em conteúdo e ganhando novos horizontes, um dos resultados mais diretos desse trabalho é um maior número de clientes, ou seja, quanto mais conhecida a sua empresa for, mais clientes ela poderá angariar e, dessa forma, mais vendas poderão ser concretizadas nesse ambiente.

As vendas não se restringem apenas aos produtos físicos, mas também a serviços de consultoria, cursos online ou assessoria. Quando uma marca gera visibilidade com um conteúdo de qualidade ela também gera possíveis novos clientes e, consequentemente, credibilidade. Isso porque quando a visibilidade atrair clientes, a credibilidade deve ser pilar básico dessa estrutura.

Mas não se esqueça dessas regras para vender bem!

  1. Descubra o seu público e o que interessa a ele
  2. Defina a sua meta
  3. Conheça a concorrência e outras páginas de interesse
  4. Monte um planejamento real
  5. Tenha ritmo e periodicidade
  6. Crie conexão/relacionamento com o seu público
  7. Melhore os seus resultados
  8. Desenvolva ações criativas
  9. Invista em campanhas
  10. Amplie as suas redes
  11. Credibilidade

O fator credibilidade é outro ponto importante. Uma empresa que tem o que dizer nas redes sociais é uma empresa melhor vista pelos usuários, ou seja, ninguém está disposto a seguir alguém que não tem o que dizer ou, pior, só fala bobagem e publica um conteúdo que não tem relevância alguma para com o público ou com a empresa.

A credibilidade é um fator intrínseco aos dois itens anteriores e expõe a empresa de uma maneira positiva perante outras marcas, o que acaba a diferenciando das demais e gerando outro motivo para se investir em conteúdo: audiência.

4. Audiência

Diferentemente do primeiro item, a audiência acontece quando o conteúdo conquistou certa credibilidade, gerando boa visibilidade e clientes para a empresa. Ela é o fator concreto quando se investe em conteúdo, é quando a empresa faz a manutenção do que tem e realiza os ajustes necessários para manter os pontos positivos, consertar os negativos e, principalmente, conquistar novos cenários.

A audiência é importante para qualquer tipo de empresa, seja um portal jornalístico, um blog, um e-commerce, um profissional autônomo ou até mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos.

Ela é a linha que mantém sua empresa viva nas redes sociais e através de seu conteúdo conseguirá se manter sempre pulsante.

Por último, se investe em conteúdo de qualidade dentro de um blog registrado no seu domínio, esse conteúdo será indexado no Google e mais pessoas poderão acessar o seu site ao pesquisar pelos assuntos relacionados aos seus artigos.

5. Custos reduzidos

Investir em conteúdo de qualidade não significa, necessariamente, que a sua empresa irá gastar menos com os itens necessários para se manter no digital. O ideal para quem quer conquistar os terrenos das redes sociais ou da internet, em geral, é apostar em um bom layout, pensar na experiência do usuário, investir em segurança digital, em SEO, contratar um bom profissional que trabalhe com desenvolvimento e mais uma série de outros itens.

Porém muitas empresas não possuem verba para dar todos os passos de uma só vez ou, ainda, dar o primeiro passo com todos esses itens. Então, invista em conteúdo de qualidade.

Com tanta informação disponível online você precisa diferenciar seu conteúdo para chamar a atenção de sua audiência. Crie um conteúdo que seja relevante para o seu consumidor no momento que ele precisar.

O importante é oferecer informações exclusivas, de maneira consistente! Isso vale também para a estética da sua página: utilize imagens de impacto, bem produzidas e que estejam relacionadas ao seu produto.

Publicações com fotos e infográficos atraem mais a atenção das pessoas, além de facilitar a leitura, o que conta pontos para o seu trabalho de SEO.

As redes sociais são um canal de comunicação que pode ser muito útil para aumentar a visibilidade de uma empresa ou auxiliar na vida profissional de um colaborador, mas seu uso indevido pode causar danos irreversíveis. Sendo assim, seja você gestor ou colaborador, pondere o que será postado nelas, bem como tenha cuidado ao expressar opiniões e fornecer informações, isso pode ser sua vitória ou sua ruína.


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