Por acaso você já ouviu falar do Google Adwords?

O Google AdWords é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. A cobrança pelos anúncios é feita de acordo com os cliques. Vamos entender isso melhor.

O AdWords é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, anúncios são exibidos em forma de links patrocinados, quando alguém realiza uma busca, seja por meio de computadores ou smartphones.

Estes anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave usadas nessa busca. Afinal, nada mais pertinente do que exibir um anúncio relevante e que “entregue” o que as pessoas estão buscando, no momento exato em que elas estão pesquisando por algum produto ou serviço.

Existem também outros formatos de anúncios disponíveis no AdWords, além da rede de pesquisa. Eles podem ser exibidos em forma de banners e vídeos, em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google.

Esse enorme conjunto de sites parceiros compõe a Rede de Display, o que inclui também o Youtube, plataforma de vídeos pertencente ao Google e que é considerado o segundo maior buscador do mundo.

O AdWords é a principal fonte de receita do Google. Em 2011, a plataforma de publicidade gerou 96% dos quase 37,9 Bilhões de dólares que a empresa faturou. Todo esse rendimento deixa claro que as empresas já entendem que é extremamente importante estar presente onde as pessoas realizam suas pesquisas.

As Pequenas e Médias Empresas que investirem em soluções digitais têm no Google AdWords a possibilidade de um orçamento inicial flexível que se ajusta à realidade de qualquer empreendedor. O retorno de investimento para cada R$ 1,00, em média está entre R$ 3,40 e R$ 8,00, em lucros brutos de publicidade.

É importante frisar que a melhor maneira de utilizar todos os recursos disponíveis na plataforma é conhecendo como ela funciona e também o que ele pode te oferecer. Além dos sites de pesquisa do Google (o próprio Google, o Google Play e o Google Shopping), também fazem parte da Rede de Pesquisa os resultados de busca de grandes portais como UOL, Terra, e também sites menores que contam com mecanismos de busca internos e fazem parte da rede de afiliados do Google, o Google AdSense.

A principal vantagem de anunciar na Rede de Pesquisa é que os anúncios são exibidos para pessoas interessadas, ou seja, que estão pesquisando informações sobre serviços e produtos de alguma empresa, o que aumenta as suas chances de receber um clique.

A Agita Comunicação, então, reuniu CINCO QUESTIONAMENTOS sobre esta ferramenta, que precisam ser desmistificados.

Desconstruindo os MITOS sobre Google AdWords?

MITO 1

É verdade que o AdWords funciona apenas para empresas que possuem uma grande verba de publicidade?

Mas é claro que não.

O Google AdWords é uma ferramenta acessível para todas as empresas, e é justamente isso que a diferencia de muitos outros meios – pois nela se encontra a oportunidade de anunciar independente do seu tamanho ou orçamento.

O que é importante ter em mente é que seu retorno será sempre baseado no seu investimento. Por exemplo, se você investir R$ 1.000,00 por mês no Google AdWords você terá um retorno X, se você investir R$ 10.000,00 por mês, muito provavelmente deve ter como retorno algo próximo a 10X. E quanto mais otimizada suas campanhas estiverem, maior será seu retorno.

MITO 2

Anunciando no AdWords tenho mais chances de ter minha empresa colocada na primeira página dos resultados orgânicos do Google?

Existem mais de 200 fatores levados em consideração na hora de definir o posicionamento de um site na busca orgânica – e anunciar no Google AdWords não é um deles. O benefício de possuir um anúncio pago é justamente ter a possibilidade de aparecer bem colocado em resultados de buscas que são relevantes para sua empresa, independentemente se você consegue uma colocação boa nos resultados orgânicos. A colocação do seu anúncio não tem relação com os resultados de SEO* do seu website.

É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

MITO 3

Quem paga mais aparece na frente?

Isso é um tanto relativo. Apesar do AdWords funcionar como um leilão – quem dá um lance maior tem mais chance de aparecer no topo – o valor é apenas um dos fatores considerados para definição da ordem dos anúncios. Além do valor que você está disposto a pagar por clique, também será considerado o índice de qualidade do seu site (e das suas campanhas), e a adaptabilidade do seu site a dispositivos móveis.

MITO 4

Se eu já anuncio no AdWords, quanto mais palavras-chave forem utilizadas, melhor?

Definitivamente, não. Você precisa entender que o que importa é a qualidade das suas palavras-chave, não a quantidade. Além disso, quanto maior for a relevância entre seu anúncio e suas palavras-chaves, mais chances de bons resultados você deve ter.

MITO 5

Quanto mais pessoas visualizarem meu anúncio, será melhor?

É importante ter seu público-alvo (a sua persona) muito bem definido. Nesta ferramenta, isso não é diferente. É fundamental que você segmente suas campanhas para aqueles usuários que possuem sinergia com a sua marca e com seus produtos. Isso muitas vezes significa aparecer para um universo menor de pessoas, mas ao mesmo tempo fará com que seu anúncio seja muito mais eficiente.

Lembre-se disso!

Utilize os cupons que o próprio Google oferece para quem está criando sua primeira campanha.

É importante avaliar todos os momentos que seu público pode ser impactado pela plataforma, e identificar em qual momento de decisão ele está. Com essas informações e análises, é possível criar campanhas que realmente sejam efetivas, e identificar de fato qual é o tipo de ação que traz o melhor retorno.

Nunca deixe de planejar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, para que no médio a longo prazo você já esteja gerando um bom tráfego para suas principais palavras-chave e assim diminuir seu investimento em Adwords, e usá-lo apenas para palavras-chave na qual você ainda não está posicionado organicamente.

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