O Inbound Marketing vem se tornando uma das principais estratégias de marketing nas empresas. Mas por quê? A gente diz: ele realmente funciona. E foi pensando nisso que trouxemos hoje no Blog da Agita 3 inquestionáveis motivos para você investir nessa estratégia de uma vez por todas. Confira:

A forma de comprar do cliente mudou bastante

As pessoas estão cada vez mais conectadas e com fácil acesso à informação, por isso dificilmente irão adquirir um produto/serviço de imediato. Elas avaliarão os prós e contras, a reputação da marca, qualidade do produto, pesquisar preços, etc.

Então, é notória a mudança drástica no comportamento do consumidor, e a internet com seu mega espaço de conhecimento compartilhado é grande culpada (no bom sentido). Ela trouxe mais proatividade e facilidade ao cliente na busca por informações, dando ainda melhor poder de escolha sobre a compra. O que queremos dizer é que não adianta oferecer qualquer produto/serviço, pois a proximidade dele com a concorrência está cada vez maior.

Sendo assim, oferecer conteúdo de valor para os clientes, ajudando-os na compreensão de seus problemas e na busca pelas (suas) melhores soluções, passou a ser o caminho ideal a seguir.

Hoje a maioria dos consumidores busca por informações sobre produtos e serviços em artigos e não em publicidade

Chega de propaganda invasiva, lembre-se que o meio online já conta com recursos de bloqueio para esses tipos de anúncios. Ou você chama atenção do consumidor através de um posicionamento diferente ou você dança.

Crie um relacionamento com o cliente, entendendo seus desejos. Gere valor, faça com que o consumidor conheça e confie em seu negócio antes de oferecer um produto ou serviço.

Pare de correr atrás dos clientes e permita que eles cheguem até você

O investimento em Inbound Marketing te faz entender as dificuldades do seu público-alvo e, em seguida, vai te levar a produzir conteúdo relevante, visando à solução de problemas do seu público.

Quando um visitante chega até seu site por meio do blog, nesse momento está apenas buscando uma solução para um problema. Ao interagir com seu conteúdo, baixando ebooks, por exemplo, ele se torna um lead e você tem a oportunidade de nutri-lo com informação interessante e educá-lo para que ele conheça mais sobre seu mercado e seu negócio. Mantendo um relacionamento e fidelizando-o, vai possibilitar que ele lembre da sua empresa quando precisar de outras informações relacionadas ao seu negócio, e podendo inclusive recomendá-lo para outras pessoas.

Menos custos com o Inbound Marketing do que com o Marketing Tradicional

É certo que suas vendas crescerão com o aumento do número de pessoas dispostas a comprar. Essa estratégia dá a vantagem de contar com uma enorme e bem-vinda ajuda na redução de seus custos de aquisição de leads e clientes, já que se trata de uma estratégia escalável e de longo prazo.

Portanto, com o mesmo investimento (ou muitas vezes até menor), você atinge muito mais pessoas, diluindo seus custos de marketing com o tempo e maturação do processo.

Se pararmos para comparar os custos com profissionais, produção de conteúdo, ferramentas para automação de marketing e análise de dados, eles são bem menores ao investimento em mídias tradicionais (jornais, TVs e outdoors).

Ah, e sem falar que o alcance é maior seu conteúdo ficará online por tempo indeterminado, podendo ser acessado pelo usuário em qualquer horário e local. Diferente do que podemos ter numa propaganda de TV, por exemplo. Outro fato para lá de relevante é de que os dados podem ser mensurados em tempo real, possibilitando reposicionamento da estratégia e garantia de melhores resultados.

Gostou destes motivos? E olhe que as vantagens de se investir em Inbound Marketing não são apenas estas. Quer conhecer outras e se aprofundar mais sobre o assunto? Fale com nossos especialistas da Agita.

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